" Quem ganha, fala; quem perde esconde."

home / consultoria

Blog

Nossa equipe de especialistas desenvolveram matérias com dicas e novidades para você ficar ligado em todas as tendências sobre finanças. Confira a seguir!

METADE DOS BRASILEIROS ESTÃO APENAS “SE VIRANDO FINANCEIRAMENTE”

Antes de mais nada precisamos entender o significado de alguns conceitos. O chamado bem-estar financeiro é aquele onde você consegue cumprir com suas necessidades financeiras, lidar com imprevistos financeiros e, ao mesmo tempo, ser capaz de se planejar e de realizar sonhos . Bonito, né? Ele é considerado um dos fatores fundamentais para a cidadania financeira. Porém, segundo estudo realizado pelo Banco Central e o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), 48,6% dos brasileiros estão apenas se virando financeiramente e 44,8% afirmam que nunca ou raramente sobra dinheiro no final do mês. Outros 36% se dizem preocupados que o dinheiro não vai durar durante o mês. Dessa forma, a média brasileira de bem-estar financeiro ficou em 45,7 numa escala que vai de 0 a 100. Ou seja: resultado ruim.

O Banco Central destaca ainda que a inclusão financeira (a elevação do nível de acesso e do nível de atividade de indivíduos e empresas aos produtos e serviços financeiros que são úteis para suas necessidades) foi medida a partir do conhecimento e do uso de uma lista de 23 produtos e serviços financeiros. E nessa medição, o resultado foi relativamente alto entre a população: 74% dos entrevistados conhecem, ao menos, 13 produtos ou serviços da lista. Pix, cartão de crédito e conta corrente ou conta salário são os produtos e serviços financeiros mais conhecidos e utilizados pela população, sendo o Pix – que acaba de completar três anos – o principal deles, com 91,6% de conhecimento e 64% de uso. Resultado considerado bom.

No geral, a conclusão é que o brasileiro precisa ainda melhorar quanto ao conhecimento e uso das ferramentas financeiras disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER
Receba nossas novidades no seu e-mail

    ONDE ESTAMOS
    Rua Tarragona nº 160 – casa 6 – Setor Jardim Europa. CEP 74.330-580 – Goiânia

    2023 © CLÍNICA DE FINANÇAS - CNPJ 14.222.169/0001-09
    Desenvolvido por Cronos Digital
    WhatsApp