" Quem ganha, fala; quem perde esconde."

home / consultoria

Blog

Nossa equipe de especialistas desenvolveram matérias com dicas e novidades para você ficar ligado em todas as tendências sobre finanças. Confira a seguir!

A previdência privada é um bom negócio?

O efeito das alterações provocadas pela Reforma da Previdência e a taxa de juros básica do país na mínima histórica podem vir a reduzir em até 15% a renda total esperada de aposentadoria para quem aplica em um plano de previdência privada. É o que aponta um estudo da Consultoria Mercer.

Quando você opta por um plano de previdência privada passa uma espécie de procuração para a seguradora investir o seu dinheiro em determinado tipo de fundo de investimento. Com a queda da inflação e também dos juros básicos, a rentabilidade das aplicações financeiras também diminuiu.

Como o ganho cai, para o segurado manter a sua projeção de total de resgate ao final do período será preciso que aumente suas contribuições. Ou que se exponha mais ao risco. Isso envolveria optar, se possível, por um fundo que oferece mais risco atrelado a um maior potencial de ganho, por exemplo. E então surge o grande dilema: quanto maior o risco, maior também a chance de perda (prejuízo).

Após a Reforma da Previdência foi detectado um aumento na procura por previdência privada. O brasileiro começa a entender que não pode confiar seu bem-estar na velhice a uma aposentadoria que será paga por um sistema cujo orçamento é sempre negativo. Isso é um risco descomunal. Temos acompanhado, no decorrer das últimas décadas, uma queda vertiginosa no valor dos prêmios pagos com o consequente achatamento da renda dos segurados.

Apesar de a previdência privada estar longe de ser um bom negócio – e demonstraremos isso a seguir – qualquer pessoa pode investir no seu futuro. Aliás, seria salutar que todos reservassem uma parte da sua renda para acumular reserva para a velhice. E quanto mais cedo começarem os depósitos, menores os riscos envolvidos. Isso porque ainda haverá um bom tempo para tentar reverter algum eventual revés sofrido. Também serão maiores as probabilidades de se alcançar o objetivo definido.

Sinceramente, a única vantagem que vejo no sistema de previdência privada brasileiro é a comodidade: você autoriza uma transferência mensal da sua conta para compor seus depósitos, e fica sossegado. Porém, isso envolve custos.

Por outro lado, há a grande desvantagem de você ficar engessado em uma determinada seguradora ou tipo de plano. O que estamos vendo agora é que há uma série de brasileiros que constituem seu próprio “fundo”, aplicando seus recursos em títulos e ações na Bolsa. A mobilidade e a rapidez para trocar de posições é uma grande vantagem. Outra é a possibilidade de poder sacar a qualquer momento diante de uma dificuldade, algo que a previdência privada não permite na maioria dos casos.

Por fim, aquele que possui parcos conhecimentos sobre finanças e conjuntura econômica consegue, sem muito esforço, produzir um resultado melhor administrando seu próprio dinheiro. Livre de taxas e tarifas que comprometem o resultado esperado.

Abaixo fizemos uma demonstração comparativa: tomamos uma pessoa que queira investir R$1 mil mensais para reforçar sua aposentadoria, com acumulação de 30 anos (360 meses). A taxa de rentabilidade foi fixada em 2,5% ao ano para ambos os casos. No primeiro exemplo, sem taxação, a própria pessoa administra a gestão dos seus recursos. No segundo, temos alguém que contrata uma previdência privada com taxa de carregamento de 10% e de administração de 5% (esta cobrada ao final do período de acumulação). O resultado fala por si só.

Precisando de uma consultoria completa para lidar com o seu dinheiro? Entre em contato com os nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER
Receba nossas novidades no seu e-mail

    ONDE ESTAMOS
    Rua Tarragona nº 160 – casa 6 – Setor Jardim Europa. CEP 74.330-580 – Goiânia

    2023 © CLÍNICA DE FINANÇAS - CNPJ 14.222.169/0001-09
    Desenvolvido por Cronos Digital
    WhatsApp